Arquivo


Matérias publicadas no site da SETER
(Assessoria de Imprensa)

07/05/2010


Servidores do Sine Ananindeua realizaram vivênciais buscando a maior integração da equipe de trabalho
Os Servidores do Sine Ananindeua participaram do Laboratório de Sensibilidade e Desenvolvimento de Potencialidades Humanas nesta sexta-feira (07) no auditório da sede da Seter. O Laboratório é uma parceria entre a Gerência de Recursos Humanos (GRH), por meio do Programa de Valorização do Servidor, e o Projeto de Desenvolvimento Humano, coordenado pela socióloga e terapeuta Celdi Chaves.
O encontro possibilita a reflexão, por meio da realização de exercícios vivenciais, que facilitam a descoberta e expansão das potencialidades dos participantes, visando a formação de uma nova mentalidade e atitudes no ambiente de trabalho.
Durante o Laboratório, os presentes executaram dinâmicas de integração, como danças, práticas corporais e exercícios de auto-conhecimento. Nivaldo Martins, gerente da Casa do Trabalhador Metropolitano/ Ananindeua, agradeceu a oportunidade, que permitiu um maior entrosamento e aproximação entre a equipe do Sine de Ananindeua, além de proporcionar momentos de reflexão sobre as atividades desenvolvidas no trabalho.
O grupo volta a se reunir para a segunda etapa do Laboratório na próxima sexta-feira (14).

19/04/2010

Recursos Humanos da Seter participa de Laboratório Vivencial
Servidores realizaram laboratório visando o planejamento pessoal e profissional
A Gerência de Recursos Humanos (GRH) da Seter reuniu seus servidores para participar do Laboratório Vivencial nesta sexta-feira (16) no Auditório da Seter. O laboratório tem como foco o Planejamento Estratégico Pessoal e Profissional, e está inserido no Programa de Valorização do Servidor, como atividade do Projeto de Desenvolvimento Humano, coordenado pela socióloga e terapeuta Celdi Chaves.
O objetivo do encontro é avaliar características particulares, atitudes e comportamentos que influenciam positivamente e negativamente no exercício profissional e na vida, bem como propor redirecionamento de ações e estabelecimento de metas que visam a realização pessoal e profissional.
Os participantes realizaram vivências individuais e grupais envolvendo as múltiplas dimensões humanas, como dança circular, meditação, visualização, dinâmicas integrativas e exercícios de auto-percepção. As atividades realizadas conduziram a uma reflexão mais ampliada sobre a atuação de cada participante no ambiente de trabalho, além de oportunizar a busca de soluções para as dificuldades apontadas durante o encontro.
O Laboratório Vivencial terá continuidade na próxima sexta-feira (23).
.
25/02/2010

Sine da Marambaia participa de Laboratório de Desenvolvimento Humano
Servidores do Sine da Marambaia são a terceira equipe a realizar o laboratório.

Os servidores do Sine da Marambaia participaram do Laboratório de Sensibilidade e Desenvolvimento de Potencialidades Humanas nesta terça-feira (23) no auditório da Seter. Eles concluíram as atividades realizadas no inicio deste mês.
Durante o encontro, os presentes fizeram trabalhos corporais, dramatização de suas atividades profissionais, além de vivências de acolhimento ao público.
O Laboratório de Sensibilidade e Desenvolvimento de Potencialidades Humanas está incluído no Programa de Valorização do Servidor da Seter e sua realização é uma parceria entre o GRH e o Projeto de Desenvolvimento Humano, coordenado pela socióloga e terapeuta Celdi Chaves, facilitadora do evento.
Por meio de exercícios de autoconhecimento, o grupo buscou o reconhecimento de seus talentos, habilidades, qualidades, recursos internos e missão, para, desta forma, otimizar suas atuação no trabalho. A coordenadora Kate Souza afirmou que essa iniciativa “demonstra o interesse da instituição no bem estar do servidor. É como se recebêssemos um presente, pois não é apenas um treinamento para melhorar nossa eficiência no trabalho. É algo para nossa vida. Isso nos faz acreditar mais na instituição onde trabalhamos, pois expressa o reconhecimento de nossa importância para a Seter”.
A equipe participante do encontro agradeceu a oportunidade de fazer esse laboratório, desejando que sejam realizados outros encontros como esse.



01/12/09

Servidores relaxam com exercícios de alongamento e respiração
Programa de Saúde Corporal e Mental traz oportunidade de relaxamento para os servidores

Começou, ontem (30), o Programa de Saúde Corporal e Mental, que pretende ofertar uma oportunidade de relaxamento para os servidores e aprimorar as relações de trabalho na Seter.
O programa consiste em técnicas de relaxamento, respiração, alongamento, massagem e exercícios de ioga.
Celdi Chaves ministra as atividades, com apoio da psicóloga Luciana Santos, da Gerência de Recursos Humanos (GRH).
Elza Lobo, do setor de Arquivo de Custódia, disse que a massagem ajudou a melhorar a tensão nos ombros. Todos os presentes garantiram que os exercícios lhes ajudaram a ficar mais relaxados, melhorando a disposição para a semana de trabalho.
Essa é uma iniciativa que faz parte do Programa de Valorização do Servidor em conjunto com o Projeto de Desenvolvimento Humano, vinculado ao Gabinete da Seter e coordenado pela Socióloga e Terapeuta Celdi Chaves.


09/11/2009
Servidores participam de Laboratório de Desenvolvimento de Potencialidades
Seter realiza laboratório para incentivar autodescoberta e integração dos servidores da Diretoria de Trabalho e Emprego

Os servidores da Diretoria de Trabalho e Emprego (DTE) participaram do Laboratório de Desenvolvimento de Potencialidades nesta sexta (06) no auditório da Sede da Seter. Eles concluíram a etapa final das atividades realizadas na semana passada.
O laboratório faz parte do Projeto de Desenvolvimento Humano, coordenado pela socióloga e terapeuta Celdi Chaves, em parceria com a Gerência de Recursos Humanos (GRH). A iniciativa busca valorizar o servidor, por meio da humanização das relações de trabalho e integração da equipe.
Os participantes realizaram vivências individuais e grupais, com base no reconhecimento de suas qualidades, talentos, habilidades e recursos. A facilitadora Celdi abordou como esses aspectos da personalidade podem ser utilizados de forma mais eficiente no trabalho.
“O encontro possibilitou o autoconhecimento, melhorando a convivência com os colegas de trabalho, além de ter contribuído para a busca da cooperação e respeito ao ser humano no ambiente de trabalho” afirmou Raquel Castro, participante do encontro.
A equipe sugeriu que outras diretorias incentivem seus servidores a participarem de atividades desta natureza.

27/08/2009

Recursos Humanos realiza Laboratório de sensibilidade 
Gerência de Recursos Humanos reuniu seus servidores para a continuidade do Laboratório de sensibilidade 

Nesta quarta-feira (26), os servidores da Gerência de recursos Humanos (GRH) da Seter deram continuidade ao Laboratório de Sensibilidade e Desenvolvimento de Potencialidades Humanas. O laboratório teve uma primeira etapa no dia 12, que serviu como uma introdução ao processo de auto-conhecimento, culminando nas atividades realizadas nesta etapa. A realização do encontro é uma parceria entre o GRH e o Projeto de Desenvolvimento Humano, coordenado pela socióloga e terapeuta Celdi Chaves.Os participantes começaram a dinâmica, fazendo um exercício de relaxamento. Após esse momento de harmonização, eles dançaram, fizeram brincadeiras, tentando resgatar a criança interior. Para finalizar, debateram sobre como suas habilidades e talentos podem acrescentar a equipe.A servidora Luciana Santos, psicóloga, interrompeu sua licença para participar do laboratório, pois reconhece a importância do encontro para a união do grupo. E esse é o objetivo do Projeto de Desenvolvimento Humano, auxiliar no auto-conhecimento e melhorar as relações de trabalho. Márcio Martins, agente administrativo do GRH, percebeu que as dinâmicas proporcionaram um maior conhecimento entre os participantes. “O laboratório serviu para agrupar a equipe, percebemos que não precisamos nos limitar a sermos colegas de trabalho, mas que podemos ser amigos”, observou Márcio. Os presentes ficaram satisfeitos com o laboratório e sugeriram que a oportunidade se estenda a outros setores da Seter.

28/05/2009

Encontro Vivencial volta a reunir gerentes da Seter
 Encontro Vivencial reuniu os gerentes de vários departamentos da Seter.
Aconteceu, nesta quarta-feira (27), uma nova etapa do Encontro Vivencial dirigido aos gerentes da Seter. O evento foi realizado no auditório da Casa do Trabalhador – Qualificação. O grupo realizou dança circular, jogos coorporativos e exercícios de autoconhecimento.A temática deste encontro foi “Tecendo Sonhos”, que terá continuidades em junho .
A realização do Encontro Vivencial faz parte do Projeto de Desenvolvimento Humano, coordenado pela servidora Celdi Chaves. 
O projeto tem como objetivo contribuir com práticas voltadas para a harmonização corporal, mental e emocional do ser humano, bem como propiciar a construção de um processo de reflexão e vivência que favoreça o bem estar, a elevação da auto-estima, a motivação, a saúde integral, a alegria de viver, a criatividade, relações interpessoais mais harmoniosas, e a re-descoberta e expansão das potencialidades humanas e profissionais. O projeto terá novas turmas durante o ano.

13/08/09
Servidores participam de laboratório de sensibilidade
Os servidores da Gerência de Recursos Humanos da Seter participam de dinâmica para integrar equipe
A Gerência de Recursos Humanos (GRH) da Seter reuniu seus servidores para a realização do Laboratório de Sensibilidade e Desenvolvimento de Potencialidades Humanas nesta quarta-feira (12) no auditório da Seter. A realização do encontro é uma parceria entre o GRH e o Projeto de Desenvolvimento Humano, coordenado pela socióloga e terapeuta Celdi Chaves, facilitadora do evento. O projeto tem como objetivo humanizar as relações profissionais, intensificar o auto-conhecimento e melhorar o ambiente de trabalho.
Durante o encontro, os servidores executaram dinâmicas de integração. O grupo realizou danças, vivencias de acolhimento, práticas corporais e exercícios de auto-conhecimento. A proposta do laboratório é proporcionar uma maior integração entre a equipe deste setor oferecendo recursos criativos para a redescoberta e expansão dos potenciais humanos.
Essa iniciativa demonstra o compromisso da Seter com seus servidores, pois disponibiliza uma ação que permite a valorização e humanização das relações de trabalho, o que possibilita um atendimento ainda mais qualificado aos usuários dos serviços desta secretaria.
O Laboratório terá continuidade no dia 26 deste mês.

 
03/06/09
 
Decosol realiza dinâmica para integrar equipe 
 Servidores da Decosol realizaram dinâmica de integração durante a reunião de avaliação da equipe desta diretoria
A Diretoria de Economia Solidária (Decosol) reuniu sua equipe para uma avaliação de seu desempenho nesta quarta-feira (03). Durante a reunião, os servidores executaram dinâmicas de integração. O grupo realizou dança circular, movimentos integrativos e exercícios lúdicos. As atividades estão inseridas dentro do Projeto de Desenvolvimento Humano, coordenado por Celdi Chaves. O projeto é uma iniciativa da Seter para promover a valorização de seus servidores.
A avaliação da equipe da Decosol acontecerá quinzenalmente, em que, inserida na programação, acontecerão as dinâmicas de integração.


08/04/2009

Gerentes da Seter participam de Encontro Vivencial
Encontro Vivencial reuniu os gerentes de vários departamentos da Seter


Os gerentes da Seter participaram do Encontro Vivencial nesta terça-feira (07). A realização do Encontro Vivencial é uma iniciativa do gabinete, e faz parte do Projeto de Desenvolvimento Humano. A coordenadora do projeto Celdi Chaves explicou que os Encontros auxiliam no autoconhecimento e melhoram as relações de trabalho.
O grupo realizou técnicas de relaxamento, com exercícios respiratórios e danças.
 

Este Encontro Vivencial foi uma amostra do Curso que será ofertado aos servidores neste semestre, servindo como um incentivo a participação de todos os servidores.


06/04/2009

Encontro vivencial para Gerentes da SETER nesta terça-feira
 Projeto iniciado em 2008 obteve aprovação dos participantes 

O Projeto de Desenvolvimento Humano, coordenado pelo Gabinete da Seter, é uma iniciativa que intensifica o compromisso da secretaria com a atenção aos seus colaboradores que atuam nas diversas diretorias, primando sobretudo, pela sua valorização e pela humanização nas relações de trabalho.
É uma ação inovadora que assenta-se na perspectiva sistêmica que concebe a multidimensionalidade humana e a realidade dentro de um contexto ético, criativo e transformador, onde tudo se interliga.
Do ponto de vista metodológico, a proposta ancora-se em três eixos básicos, a saber:
- Ecologia Pessoal – integração consigo
- Ecologia Social – integração com o outro
- Ecologia ambiental – integração com o ambiente
Todos os gerentes da Seter estão convidados a participar do Encontro Vivencial que tem como objetivo contribuir com práticas voltadas para a harmonização corporal, mental e emocional do ser humano, bem como propiciar a construção de um processo de reflexão e vivência que favoreça o bem estar, a elevação da auto-estima, a motivação, a saúde integral, a alegria de viver, a criatividade, relações interpessoais mais harmoniosas, e a re-descoberta e expansão das potencialidades humanas e profissionais.


15/12/2008

Encontro de Integração reune turmas dos Cursos Vivenciais da Seter
Os alunos das turmas dos Cursos Vivenciais da Seter celebraram as festas de fim-de-ano

Todas as turmas dos Cursos Vivenciais da Seter se reuniram para celebrar o fechamento do ciclo de experiências em busca do autoconhecimento. O evento aconteceu no dia 09 deste mês, no Instituto de Artes do Pará (IAP). A reunião foi um momento de integração e celebração do Natal, com uma programação que incluía música, dança e troca de presentes, além de um coffe break servido aos participantes.
 

A realização dos Cursos faz parte do Projeto de Desenvolvimento Humano, coordenado pela servidora Celdi Chaves, e conta com o apoio da Seter.


01/09/2008
Seter inicia cursos vivenciais para servidores 
Participantes da primeira turma aprovam iniciativa
A primeira turma do Projeto de Desenvolvimento Humano da Seter iniciou suas atividades na última quinta-feira, 28 de agosto, no auditório da Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda (DTE). Com a participação de servidores de todas as diretorias da Seter, o primeiro curso vivencial estendeu-se até sexta-feira e deverá se repetir para novas turmas em breve. A coordenação do projeto é da socióloga Celdi Chaves.
Marta Corrêa, do Departamento Financeiro, gostou da experiência e recomenda aos colegas interessados. “Precisamos compreender que não somos seres fragmentados. Portanto trabalho e vida pessoal estão interligados. Aqui, estamos trabalhando questões interiores muito importantes, como a busca da paz, a ética, a solidariedade... Tudo isso é importante para o trabalho e para a vida”, observou.
Benedita Araújo, da Diretoria de Economia Solidária (Decosol), se sentiu privilegiada por estar na primeira turma do projeto. “Espero que outros colegas participem dos cursos porque os benefícios são imediatos. Todos vamos ganhar muito com isso. Acho que conseguimos evoluir bastante de um dia para o outro, o que demonstra a necessidade de continuidade dessa experiência”, avaliou.
Kleber Trindade, da DPE, também considera muito válida a iniciativa. “É importante para o autoconhecimento e para a qualidade de vida de uma forma geral”. Jaqueline Campos, do gabinete da seter, acrescenta que “por considerar o ser humano de forma integral, os reflexos dessa atividade também são sentidos no trabalho”. Regina Macedo, que também trabalha no gabinete, diz que viveu uma ótima experiência nos dois dias de curso. “Espero que este seja apenas o início de um processo que tenha vida longa. Acho que tanto os servidores quanto a Seter só têm a ganhar”, concluiu.