Matérias



Por Uma Cultura de Paz

Projeto coordenado pela Socióloga e Terapeuta Celdilamar Chaves de Souza. 
Confira a notícia:

PROGEP realiza oficina Paz e Qualidade de Vida


Por meio de respiração, alinhamento corporal, dança e meditação é possível vivenciar a paz consigo mesmo e com o outro e, assim, contribuir para a promoção da qualidade de vida e da cultura da paz dentro da UFPA. É com esse objetivo que a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) realiza a oficina Paz e Qualidade de Vida, voltada aos servidores da Universidade. A oficina ocorrerá no próximo dia 28, no Centro de Capacitação da UFPA (Capacit).
Iniciativa – É a terceira vez que a oficina será realizada. A primeira foi em outubro de 2012 , durante a Semana em Homenagem ao Dia do Servidor Público; e a segunda vez, durante a programação do Dia das Mães, deste ano. É uma iniciativa da ação Circuito da Saúde Psicossocial, que faz parte do Projeto de Atenção à Saúde dos Servidores, desenvolvido pela Coordenadoria de Assistência Psicossocial. A Oficina de Gestão Financeira Pessoal e Familiar e a Oficina de Relacionamento Interpessoal são outros exemplos de ações do projeto.
“Como na Coordenadoria de Assistência Psicossocial (CAPS) um dos focos de intervenção é a questão do relacionamento interpessoal, nesse sentido, buscamos desenvolver uma oficina que pudesse colaborar para a promoção da paz em todas as vivências das pessoas, seja no ambiente de trabalho, seja na vida pessoal, e, desta forma, contribuir para a qualidade de vida dos servidores”, afirma a assistente social Márcia Castelo Branco, coordenadora da CAPS.
Texto: Juliana Angelim – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

Mães servidoras da UFPA comemoram seu dia com animação




Foi encerrada hoje a programação especial de Dia das Mães, realizada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) e da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS). O objetivo desta semana foi promover a saúde integral no cotidiano dos servidores, em especial, das mães, para prevenção, promoção e manutenção da saúde na Instituição. Durante a manhã, ocorreram Oficinas de Relaxamento e de Dança de Salão. Durante a tarde, houve apresentações musicais e atividades de interação, com o Projeto Música no Trabalho.


Relaxamento – A Oficina da Paz, ministrada pela antropóloga, socióloga e terapeuta holística Celdi Chaves. A atividade consistia em possibilitar aos participantes vivências que lhes proporcionassem paz interior, por meio de exercícios de harmonização, danças circulares, visualização imaginativa e meditação. Segundo Celdi, este tipo de terapia trabalha a ecologia pessoal, social e ambiental, fazendo com que as pessoas percebam a sua totalidade como seres humanos. Celdi Chaves explicou a importância da busca pela paz. “É fundamental para ultrapassarmos os obstáculos do cotidiano, muitas pessoas acreditam que só é possível ter paz em um ambiente ideal, mas a paz está dentro de nós, basta encontrarmos nosso centro e poderemos estar tranquilos mesmo na correria do dia a dia”, disse.

Texto: Yuri Coelho – Assessoria de Comunicação 
Fotos: Laís Teixeira
Publicado em 10.05.2013



Oficina motiva servidores da Seter no local de trabalho

Notícias SETER

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter) promoveu na terça-feira, 30, e quarta-feira, 31 de Agosto, a oficina de motivação “Um Movimento em Permanente Construção”. A ação faz parte do Programa de Valorização do Servidor, do Governo do Estado. Segundo a terapeuta e socióloga da Seter, Celdilamar de Souza, que ministrou a oficina, “o objetivo de atividades de vivência como esta é incentivar a integração e a motivação dos servidores da Seter, além de propor dinâmicas e vivências, com vistas à elevação da satisfação e bem estar no ambiente institucional, que possam melhorar a eficiência e a produtividade no trabalho”. A metodologia da oficina foi desenvolvida em duas dimensões que se interconectam: a Cognitiva, para permitir a reflexão a partir do referencial teórico da abordagem holística transdisciplinar, que considera o ser humano na sua multidimensionalidade; e a Vivencial, para favorecer descobertas concretas.
Várias servidoras da Seter participaram da oficina. Todas têm a mesma opinião sobre a importância da motivação no ambiente de trabalho para que conheçam mais e, assim, possam aumentar a vontade de trabalhar conjuntamente e para um mesmo fim, que é o de criar, projetar e desenvolver ações na Seter. Leila Martins, do Departamento Financeiro da secretaria, disse que “esse tipo de oficina proporciona o relaxamento no ambiente de trabalho e ajuda a diminuir o estresse”. Para Norma Sueli, também do Financeiro, “é uma ótima chance para conhecer melhor os colegas, para começar bem o dia e para a integração como um todo. Aprender a dar sem esperar nada em troca e enxergar o outro com um olhar mais humano”. Para Maísa Couto, da Prestação de Contas, “a oficina me mostrou que o universo é a fonte de energia, de sabedoria, pois nos permite o reencontro interior e a troca com o outro”. Já Leila Martins, do Financeiro, “os exercícios me fizeram refletir que a vida é para ser vivida com equilíbrio e amor”.
Segundo os especialistas, motivação é a condição do organismoque influencia a direção - orientação para um objetivo - do comportamento. É o impulso interno que leva à ação. A principal questão da psicologia da motivação é "por que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?” O estudo da motivação comporta a busca de princípios gerais que auxiliem a compreender por que seres humanos e também animais em situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações. Na oficina desenvolvida com as servidoras da Seter foram usados recursos criativos como músicas e danças, movimentos corporais integrativos, exercícios de respiração, prática de relaxamento, visualização ativa, expressão verbal e jogos cooperativos, entre outros. Celdilamar de Souza explica que “como as dinâmicas interagem, elas propiciam a auto-expressão e o auto-encontro. Mobilizam a energia do grupo e criam um clima afetivo, de receptividade, em que as pessoas sentem-se aceitas e sensibilizadas para viver novas experiências e ter novas atitudes”. Elaine Araújo, do DRH da Seter, gostou muito de fazer a oficina. Para ela, “os exercícios despertam a interação entre todos. Eu gostaria de fazer outras, inclusive junto com os servidores que têm cargos de chefias”. Já Milene Beltrão, do Financeiro, considerou a oficina um prazer. “Teve um efeito tão positivo em um momento que eu estava precisando. Acho que todas as pessoas deveriam procurar relaxar, se envolver com o próximo, trabalhar as próprias emoções, o corpo e alma”. Laucidéia Miranda, do Controle Interno, disse que “a oficina superou as minhas expectativas. Valorizou o nosso corpo, renovou a nossa mente, fortaleceu os laços de amizade. Esquecemos as nossas dificuldades e renovamos as nossas forças. Gostaria que todos os servidores participassem dessa atividade, pois, com certeza, contribui para melhorar o dia a dia no trabalho”.
Durante a oficina, as servidoras da Seter participaram de exercícios de motivação para superar os medos, enfrentar os desafios, sustentar os objetivos pessoais e a missão institucional, e estabelecer as metas para desenvolver com sucesso as ações no local de trabalho. Elas disseram que vivenciaram vários sentimentos como valorização da vida, tranqüilidade, leveza, felicidade, paz interior, harmonia, liberdade, otimismo, alegria, conforto, amizade, amor, confiança, renovação, esperança, determinação, fé, autoconhecimento. Para Catarina Ramos, do Núcleo de Planejamento, “esses exercícios me ajudaram a olhar mais para mim, valorizar pequenos gestos e acreditar que posso alcançar todos os meus objetivos”.
Texto de Rusele Mendes
Ascom/Seter








Seter promove oficina de motivação para servidores do órgão


Agência Pará Notícias


A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter) promoveu nos dias 30 e 31 de agosto a oficina de motivação “Um Movimento em Permanente Construção”. A ação faz parte do Programa de Valorização do Servidor, do Governo do Estado. Segundo a terapeuta e socióloga da Seter, Celdilamar de Souza, que ministrou a oficina, o objetivo de atividades de vivência como esta é incentivar a integração e a motivação dos servidores da Seter, além de propor dinâmicas e vivências, com vistas à elevação da satisfação e bem estar no ambiente institucional, que possam melhorar a eficiência e a produtividade no trabalho.
Várias servidoras da Seter participaram da oficina. Todas têm a mesma opinião sobre a importância da motivação no ambiente de trabalho para que conheçam mais e, assim, possam aumentar a vontade de trabalhar conjuntamente e para um mesmo fim, que é o de criar, projetar e desenvolver ações na Seter. Leila Martins, do Departamento Financeiro da secretaria, disse que “esse tipo de oficina proporciona o relaxamento no ambiente de trabalho e ajuda a diminuir o estresse”.
Para Norma Sueli, também do Financeiro, é uma ótima chance para conhecer melhor os colegas, começar bem o dia e garantir a integração como um todo. "Permite aprender a dar sem esperar nada em troca e enxergar o outro com um olhar mais humano”, diz. Já Leila Martins, do Financeiro, diz que os exercícios a fizeram refletir "que a vida é para ser vivida com equilíbrio e amor”.
Na oficina desenvolvida com as servidoras da Seter foram usados recursos criativos como músicas e danças, movimentos corporais integrativos, exercícios de respiração, prática de relaxamento, visualização ativa, expressão verbal e jogos cooperativos, entre outros. Celdilamar de Souza explica que “como as dinâmicas interagem, elas propiciam a auto-expressão e o auto-encontro. Mobilizam a energia do grupo e criam um clima afetivo, de receptividade, em que as pessoas sentem-se aceitas e sensibilizadas para viver novas experiências e ter novas atitudes”.
Elaine Araújo, do DRH da Seter, gostou muito de fazer a oficina. Para ela, “os exercícios despertam a interação entre todos. Eu gostaria de fazer outras, inclusive junto com os servidores que têm cargos de chefias”. Já Milene Beltrão, do Financeiro, considerou a oficina um prazer. “Teve um efeito tão positivo em um momento que eu estava precisando. Acho que todas as pessoas deveriam procurar relaxar, se envolver com o próximo, trabalhar as próprias emoções, o corpo e alma”.
Durante a oficina, as servidoras da Seter participaram de exercícios de motivação para superar os medos, enfrentar os desafios, sustentar os objetivos pessoais e a missão institucional, e estabelecer as metas para desenvolver com sucesso as ações no local de trabalho.
Rusele Mendes - Ascom/Seter


EGPA

Seminário de Integração e Levantamento de Necessidades




Fonte: Informativo EGPA
Daniele Brabo Dantas  Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA)  Assessoria de Comunicação - Jornalismo